Despedida em tapete vermelho: Toyota produz último Corolla em fábrica de Indaiatuba após 28 anos
22/06/2026
(Foto: Reprodução) Toyota produz último Corolla em fábrica de Indaiatuba após 28 anos
A montadora da Toyota em Indaiatuba (SP) produziu, no sábado (20), o último Corolla sedã após 28 anos de existência da fábrica na cidade. A planta encerrará as atividades no dia 30 de junho e o modelo passará a ser montado em Sorocaba (SP).
O último carro montado foi apresentado aos funcionários em uma cerimônia de despedida, com direito a desfile automotivo em um tapete vermelho - veja no vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Despedida em tapete vermelho: último Corolla é produzido em fábrica de Indaiatuba após 28 anos
Reprodução/Redes sociais
Em 2024, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região chegou a um acordo com a montadora para a transferência de colaboradores ou adesão ao plano de demissão voluntária. A planta chegou a reunir 1,5 mil funcionários.
A fábrica de Indaiatuba foi a segunda da Toyota no Brasil, sendo instalada em 1998 e responsável por fabricar mais de 1 milhão de unidades do modelo Toyota Corolla.
Segundo a montadora, na planta foram produzidos os primeiros modelos híbridos flex do mundo.
Nova fábrica
Segundo a Toyota, a nova fábrica de Sorocaba será inaugurada em novembro deste ano. A unidade será a segunda da montadora na cidade e ficará responsável pela produção de novos carros e de modelos com tecnologia híbrida.
A inauguração faz parte do plano de investimentos de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil, previsto para ser executado até 2030. De acordo com a empresa, o início das atividades da nova fábrica deve gerar cerca de 2 mil empregos.
Planta da Toyota do Brasil em Indaiatuba
Toyota do Brasil / Arquivo Pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região